5 dicas para melhorar sua conexão sem fio

A tecnologia sem fio facilita fugir dos cabos e levar a computação para longe da mesa. Ela está se tornando padrão doméstico, e embora a tecnologia esteja avançando rapidamente, há algumas coisas fáceis que você pode fazer para melhorar sua conectividade sem fio.

Posicione o seu roteador

Um sinal sem fio não vai muito longe, e qualquer parede ou grandes objetos pode causar interferência. Por esta razão, um roteador sem fio deve estar localizado no centro da sua casa para garantir a melhor faixa possível. Coloque o roteador em uma superfície plana junto ao chão e longe de obstruções. Além disso, pode haver interferência de sinais sem fio da vizinhança. Certifique-se de estar usando um canal sem fio exclusivo para limitar a interferência.

Compre um repetidor

Um repetidor sem fio é uma maneira fácil e segura de ampliar seu sinal. Um repetidor funciona como um roteador, mas em vez de criar um sinal, ele se baseia em um já existente. Um repetidor é fácil de instalar e não requer quaisquer fios ou conexões adicionais. Múltiplos repetidores tornam fácil criar uma rede em casa ou no escritório com conectividade total.

Substitua sua antena

As antenas que vêm com a maioria dos roteadores são antenas pequenas com capacidades omini-direcionais. Essas antenas transmitem um sinal em todas as direções, o que pode ser útil se você precisar de wireless por toda a casa, mas o alcance é relativamente curto.  Uma antena direcional pode melhorar o alcance ao focar o sinal em uma direção específica, permitindo que você o direcione onde ele é necessário. Essas antenas são comumente chamadas de “high-gain” e o aumento do sinal é medido em decibéis (dB)

No YouTube e em vários sites é possível encontrar instruções para fazer em casa um amplificador de antena wifi
Reprodução
No YouTube e em vários sites é possível encontrar instruções para fazer em casa um amplificador de antena WiFi

Faça um amplificador de antena

É possível fazer em casa um refletor ou um amplificador de antena para melhorar o sinal wireless. Há instruções passo-a-passo e modelos de amplificadores em muitos web sites (no YouTube é possível acompanhar todos os passos de vários modelos), e você pode usar materiais fáceis de encontrar, como papel alumínio e papelão. Projetos simples de antenas têm formato de parabólica e lata de café. Ambos podem aumentar o alcance e direcionar seu sinal, embora a qualidade varie. Também podem evitar que o sinal se espalhe, concentrando-o em uma só área – no caso, a sua casa.

Atualize o firmware

Fabricantes de roteadores publicam atualizações de firmware regularmente, e atualizar seu roteador pode oferecer um incremento no desempenho e acesso a novos recursos. Outra opção para para quem conhece tecnologia é instalar um firmware de terceiros. Existem alternativas gratuitas e seguras que podem ser compatíveis com o seu roteador. Um projeto, o DD-WRT, oferece recursos mais robustos que muitos dos pacotes oficiais de firmware.

Usando essas dicas você pode ser capaz de espremer cada bit de conectividade de sua rede wireless doméstica.

Anúncios

Uma resposta to “5 dicas para melhorar sua conexão sem fio”

  1. Tweets that mention 5 dicas para melhorar sua conexão sem fio « Clic e Saiba! Fique por dentro das dicas úteis! -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by Blog para Geeks, Guga Curado. Guga Curado said: RT: @blog2geek: 5 dicas para melhorar sua conexão sem fio http://migre.me/elaM […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: